quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como passar o dia com Deus - Sono (Dormir) [Parte 1/14]

Série baseada nos escritos de Richard Baxter. [1]
"Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que você não desperdice as preciosas horas da manhã preguiçosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua saúde e labor, e não pelo prazer da preguiça." [2]


Admito que a primeira vez que li esse texto de Baxter, não havia ainda refletido a respeito do tempo do meu sono, nem pensado que ele também deveria ser usado para a glória de Deus. Veja que isso não influencia apenas no tempo que desperdiçamos, mas também afeta diretamente nossa saúde física e mental, o que pode comprometer de alguma forma nosso trabalho para Deus. Segundo o Dr. Drauzio Varella: 
"As pessoas que não dormem o suficiente apresentam falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadas, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente." [3]
As implicações são muitas.Vamos refletir um pouco sobre tudo isso e tentarmos nos organizar para melhor servirmos ao Senhor.

Controle do tempo de sono
Não existe uma fórmula matemática ou um padrão para o tempo de sono correto, cada indivíduo tem o seu próprio tempo de descanso. Estima-se que a média seja de 6 a 8 horas de sono por dia, mas ainda assim existem variações para mais e para menos.

Cada um deve ter o tempo do seu sono "determinado pela sua saúde e labor". Pessoas com alguma enfermidade ou com trabalhos mais pesados, seja física ou mentalmente, normalmente precisam de mais horas de descanso.

Parece "bobinha", mas a dica simples e básica para saber a quantidade exata que temos que dormir é fazer testes, de modo que consigamos passar o dia sentindo-se bem física e mentalmente.

Não desperdice as horas da manhã
Por experiência própria, as horas da manhã são as melhores para realizar atividades. Corpo e mente estão (ou deveriam estar) descansados nesse período. Acredito que Baxter entendia dessa maneira também, visto que ele classifica como "preciosas" as horas da manhã.

Iniciar o dia em contado com Deus através da leitura de sua palavra é maravilhoso. De modo geral, estudar quando nossa mente está descansada é excelente, pois absorvemos melhor o conteúdo e prestamos mais atenção ao que estamos lendo ou fazendo.

Se possível, reserve um período mesmo que pequeno de tempo para se dedicar aos estudos da palavra de Deus logo pela manhã. Com isso, o que você aprendeu de manhã ficará fresco em sua memória pelo resto do seu dia. Sempre a palavra de Deus é útil para nossas vidas e ainda pode ocorrer de, o que você ler, ser de grande utilidade em alguma situação que você passará naquele mesmo dia.

Cuidado com o prazer da preguiça
Acredito que a preguiça é um dos piores males na vida do Cristão. Na bíblia encontramos vários versículos que se contrapõem à preguiça e eu particularmente gosto muito de um em específico:
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." (Pv 6:6-11)
Nesses versículos Deus fala conosco utilizando um dos maiores exemplos de trabalho que existem em Sua maravilhosa criação, a formiga. Inúmeras vezes, e não digo isso com orgulho mas com vergonha, a preguiça me manteve na cama por muito mais tempo do que o necessário para meu descanso. Precisamos estar vigilantes quanto a isso e não nos dar ao luxo de desperdiçar tempo com a preguiça.

Ao acordar, a primeira coisa que precisa vir em nossas mentes é o que Deus disse a Josué, "...esforça-te e tem bom ânimo" (Js 1:9). Aliás, o termo "bom ânimo" pode ser encontrado diversas vezes na bíblia. O desânimo, a preguiça e afins, causam depressão, pessimismo, negativismo, apatia, enfim, transtornos maléficos a saúde e que afetam diretamente o nosso trabalhar para Deus.

Estejamos atentos, tendo bom ânimo e lutando contra tudo que nos afasta de Deus. Quando dormirmos, lembremo-nos que o nosso descanso diário também é para glória de Deus. 

Façamos tudo para a glória de Deus.
"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Cor 10.30)


[1] Richard Baxter foi um líder puritano que viveu na Inglaterra durante o século XVII (1615 - 1691). Em 1638 tornou-se sacerdote da Igreja Anglicana em Kidderminster, cidade em que haviam poucos convertidos e ainda duvidosos quanto a sua conversão. Suas pregações e seus escritos produziram um reavivamento espiritual genuíno em sua cidade. O templo de sua igreja precisou ser aumentado e ainda assim não comportava a multidão que ansiava por ouvir suas pregações. Pelas ruas era possível ver pessoas louvando a Deus com hinos e suas atitudes eram a prova clara de que suas conversões eram verdadeiras.
[2] Trecho do texto "Como passar o dia com Deus", de Richard Baxter.
[3] Trecho do texto "Privação do Sono" do Dr. Drauzio Varella. (Texto completo - visitado em 23/04/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário